Onde as Crianças Dormem
O fotógrafo James Mollison queria contar a história de crianças de todas as partes do mundo, e usando como principal meio as imagens. Ele se lembrou então de sua infância: de como seu quarto na época refletia quem ele era e o que ele tinha. Decidiu então que faria seu trabalho fotografando quartos de crianças sem distinção de classe, não queria fazer algo que se focasse em crianças vivendo em países pobres, queria ser mais abrangente, e assim ele fez, com 56 crianças e seus quartos. O projeto tornou-se uma referência de pensamento crítico sobre a pobreza e a riqueza, sobre a relação das crianças com as suas posses ou a falta delas.
O ensaio foi intitulado “Where children sleep” e foi publicado pela editora Chris Boot (2010).
Depoimento de James Mollison:
“Quando meu editor me pediu para dar uma ideia de como poderíamos discutir os direitos das crianças, eu me vi pensando no meu quarto: o quão significativo ele foi durante a minha infância, e como ele refletia o que eu tinha e quem eu era. Ocorreu-me que uma maneira de resolver muitas situações complexas e questões sociais que afetam as crianças é olhar para os seus quartos”.
“Desde o início eu não queria reduzir a abordagem apenas às “crianças necessitadas” do mundo em desenvolvimento, mas sim fazer algo mais inclusivo, mostrando a vida de crianças em todos os tipos de situações e condições econômicas e em contextos sociais distintos. Assim, achamos que fazia mais sentido fotografar as crianças separadamente de seus quartos, com um fundo neutro. As fotos dos quartos retratam as condições materiais e as circunstâncias culturais sob as quais essas crianças vivem, destalhes que marcam as suas vidas e as fazem adultos únicos, diferentes uns dos outros. Além disso, nossa abordagem procura retratar as crianças como indivíduos únicos e iguais em sua condição humana”.
Saiba mais sobre o trabalho de James Mollison em http://jamesmollison.com
O ensaio foi intitulado “Where children sleep” e foi publicado pela editora Chris Boot (2010).
Harrison, 08 anos, vive em Nova Jersey, Eua.
Jivan, 04 anos, vive em uma arranha céu no Brooklyn, Nova Iorque.
Joey, 11 anos, Mora em Kentucky, Eua.
Lei, 11 anos, vive na província de Yunnan, no sudoeste da China.
Jasmine, 04 anos, vive em uma grande casa em Kentuchy, Eua.
Kaya, 04 anos, em um pequeno apartamento em Tóquio, Japão.
Thais, 11 anos, mora no 3° andar de um bloco de apartamento no Rio de Janeiro, Brasil.
Nantio, 15 anos, membro da tribo Rendille, norte do Quênia.
Roathy, 08 anos, vive nos arredores de Phnom Penh, Camboja.
Este garoto romeno e a família dormem em um colchão nos arredores de Roma, Itália.
Douha, 10 anos, vie em um campo de refujiados palestinos em Hebron, na Cisjordânia.
Ryuta, 10 anos, vive em Tóquio, Japão.
Bial, 06 anos, pertence a uma família de beduínos e vive perto de um assentamento israelense, em Wadi Abu Hindy, West Bank.
Ahkôhxet, 08 anos, membro da tribo Kaho e vive na Bacia do Rio Amazonas, Brasil.
Lamine. 12 anos, vive no Senegal.
Indira, 7 anos, vive nas cercanias de Kathmandu, no Nepal.
James Mollison nasceu no Quênia em 1973 e cresceu na Inglaterra. Após estudar Arte e Design na Universidade de Oxford Brookes University e, posteriormente, cinema e fotografia na Newport School of Art e Design, ele mudou-se para a Itália para trabalhar no laboratório de criação da fábrica da Benetton. Seu trabalho vem sendo reconhecido e publicado no mundo todo.
Depoimento de James Mollison:
“Quando meu editor me pediu para dar uma ideia de como poderíamos discutir os direitos das crianças, eu me vi pensando no meu quarto: o quão significativo ele foi durante a minha infância, e como ele refletia o que eu tinha e quem eu era. Ocorreu-me que uma maneira de resolver muitas situações complexas e questões sociais que afetam as crianças é olhar para os seus quartos”.
“Desde o início eu não queria reduzir a abordagem apenas às “crianças necessitadas” do mundo em desenvolvimento, mas sim fazer algo mais inclusivo, mostrando a vida de crianças em todos os tipos de situações e condições econômicas e em contextos sociais distintos. Assim, achamos que fazia mais sentido fotografar as crianças separadamente de seus quartos, com um fundo neutro. As fotos dos quartos retratam as condições materiais e as circunstâncias culturais sob as quais essas crianças vivem, destalhes que marcam as suas vidas e as fazem adultos únicos, diferentes uns dos outros. Além disso, nossa abordagem procura retratar as crianças como indivíduos únicos e iguais em sua condição humana”.
Saiba mais sobre o trabalho de James Mollison em http://jamesmollison.com
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