As bibliotecas para as crianças estão esquecidas?


Faz tempo que vou a algumas bibliotecas públicas aqui em São Paulo (a mesma coisa reparei passando pelas bibliotecas de Florianópolis e Porto Alegre, então parece ser um problema em muitos lugares brasileiros) e reparo que a salas infantis estão sempre vazias, e quando aparece alguma criança, é só para passar 15 minutos do tempo, o que é algo bom, mas nunca para pegar livros emprestados. Por que? As bibliotecas infantis estão sendo esquecidas?

E aquela emoção que tínhamos antigamente de ter uma carteirinha com a data da devolução, a preocupação depois de devolver no dia certo, e de ler tudo antes da data chegada? E o melhor, contar na carteirinha quantos livros foram lidos depois? Isso tudo se perdeu? 


Eu não tenho filhos e faz tempo que não ando conversando com crianças e nem com seus pais, então não sei como está essa coisa de livro digital para crianças e de como foi a aderência, mas eu acredito que para elas é muito importante o livro físico, pelo manuseio, e ativação dos sentidos como tato, visão... mesmo que o campo olfato - espirro e alergia - possa ser um contratempo, mas voila, todos passamos por isso e ninguém morreu, a não ser se for muito grave. Então gente, por que não voltarmos essa tradição? Isso é tão legal, e hoje em dia há tantas facilidades para quem mora mais longe e não pode ser deslocar a cada 15 dias para as regiões mais centrais (onde infelizmente para alguns, só vai ter essa opção de acesso) para devolver. É só escolher até  4 livros, e levar por 15 dias e depois renovar online, por email ou telefone por mais 15 dias, podendo voltar na biblioteca só daqui há 1 mês para devolução, opção ótima para os papais que têm a vida mais corrida ou moram mais longe. E por que não fazer isso pelo seu pequenino? Além de todos os benefícios da leitura para a criança, isso também ajuda ela a se organizar criando metas de tempo de leituras e responsabilidades como o cuidado de cuidar de algo que outro vai ler e devolver os livros na data certa, fora que isso também pode ser uma mão na roda para economizar espaço na sua casa tendo só uma certa quantidade de livros por vez, e ainda economizar já que se tratando de precinhos de livros infantis no Brasil, sabemos que é bem salgadinho e faz um impacto no orçamento final as vezes só de comprar um, a depender do preço, podendo você fazer o uso dessa última opção só em casos de seu filho gostar muito, muito, muito de um livro específico, e querer tê-lo para guardar.

Eu morei um tempo nas Astúrias e em Buenos Aires, e as bibliotecas lá na parte infantil, a depender do dia, tinha mais crianças do que adultos fazendo uso. E cadê o Brasil nessa história? Faltam incentivos para recuperar esse costume? Programas e atividades na biblioteca para chamar o mini público? Divulgação? Um livrinho com uma mensagem - me leve emprestado?
Ou vamos perder isso de vez ? A biblioteca está morta? Será o fim? Ou só esquecida com chances de recuperarmos?

Recentemente eu estive em Curitiba, e achei isso nota dez, me parece que é uma cidade que dá mais importância para suas crianças ao ver esse tipo de ação, eles têm um programa para as escolas de passeio para levarem os pequeninos a conhecerem a biblioteca pública da cidade, e toda vez que eu estava lá, era sempre um monte de crianças tentando fazer silêncio, impossível, enquanto atravessavam pelas salas dos adultos, mas com os pulos e corridas, só em silêncio de fala, claro. 

Uma graça de se ver.

E depois a curiosidade e atenção deles lá dentro ouvindo as histórias na seção infantil da bibliotecaria que os recebia e lia algum livrinho? Nessa parte eles já podiam falar moderadamente num tom de voz mais baixo. E quando liberavam para explorar a sala? Uma felicidade só. Na hora de irem embora, de novo na travessia, saiam mais silenciosos e saltitantes ainda. A prova viva que a magia das histórias dos livros nunca se acaba.

Então fica aí a dica gente para quem quiser fazer e não se esqueça que isso pode ser um bom costume a se criar com o bônus da interatividade social, já que estamos em época de máquinas, boas oportunidades para seu filhotinho fazer outro amiguinho por lá, ter acesso a alguns livros que nunca imaginaria e descobrir novos interesses, e até pedir dicas de leitura para a bibliotecaria de livros legais do passado ou da atualidade, ou o que ela gostava de ler quando criança... com certeza ela vai saber indicar um conforme o gosto do pequenino e bater um bom papinho inteligente, as bibliotecárias são sempre mágicas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Incríveis Dicas para Passear no Bairro da Liberdade com Crianças

Desenhos Kawaii para Imprimir e Colorir

Jogo da Sequência com Palitos de Sorvete + Cartas do Jogo para Imprimir